5º Prêmio Aberst

APRESENTAÇÃO DO V PRÊMIO ABERST DE LITERATURA 2022

A ABERST – Associação Brasileira dos Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror tem o prazer de convidar a todos os escritores nacionais dos gêneros compreendidos por nossa entidade a lerem o Edital de Convocação e fazerem sua inscrição do V Prêmio ABERST de Literatura 2022.

Criado em 2018, o Prêmio já está se tornando um sinônimo em padrão de qualidade de seus participantes e finalistas, respeitado nos meios editoriais e de mídia, fato comprovado pela repetida premiação dos nossos finalistas em outros certames do gênero.

 

EDITAL V PRÊMIO ABERST DE LITERATURA 2022

 

I – DAS OBRAS CONCORRENTES

1. O Prêmio ABERST de Literatura 2022 será outorgado a obras inéditas, publicadas em língua portuguesa no período de 01/07/2021 à 31/12/2021.

1.1 A autoria da obra deverá ser de autor(es) brasileiro(s) nato(s) ou naturalizado(s).

1.2 A data de publicação da obra deverá constar em sua Ficha Catalográfica, ou em qualquer outra documentação que possa comprová-la, para que se ateste a conformidade do livro com o prazo estipulado na cláusula 1.

1.3 Serão aceitas obras publicadas em forma impressa e virtual, contanto que apresentem número de ISBN ou ASIN.

1.4 Não serão aceitas, em nenhuma hipótese, inscrições de obras que não apresentem qualquer dos requisitos acima.

 

II – DO RESPONSÁVEL PELA INSCRIÇÃO

2. As obras poderão ser inscritas pela editora ou pelo autor, ilustrador, capista, produtor gráfico, gráfica, membros ou não da ABERST.

2.1 No ato, o responsável pela inscrição assume total responsabilidade pela veracidade das informações fornecidas e originalidade da obra, bem como pela absoluta conformidade entre a obra inscrita e este Regulamento.

2.2 A inscrição, independentemente de qualquer outro documento, significa plena aceitação dos termos deste Regulamento.

2.3 Ao inscrever obras de terceiros, o responsável pela inscrição:

2.3.1 Declara que o autor, ilustrador, capista, produtor gráfico, editora, tradutor, gráfica, pessoa física ou jurídica responsável por obra e projeto de terceiro que o concorrente está de acordo com a inscrição.

2.3.2 Assume a responsabilidade, nos termos da lei, pela originalidade, autenticidade e autoria do material que dispute o Prêmio em qualquer categoria, não respondendo a ABERST, o Conselho Diretor ou os jurados por reclamações de terceiros, a qualquer título e a qualquer tempo.

2.4 As obras coeditadas deverão ser inscritas por apenas um dos autores, ou um dos editores.

2.4.1 No momento da inscrição, deverão ser informados os nomes de todos os autores e de todos os coeditores da obra.

2.4.2 Se um livro vencedor em sua categoria for de mais de um autor, receberá apenas uma Caveira do Prêmio ABERST.

2.4.3 O prêmio em dinheiro para obra em coautoria será dividido entre os autores da publicação.

2.5 É de total responsabilidade dos inscritos a atualização de qualquer informação constante na ficha de inscrição durante o período desde a sua efetiva inscrição até a data novembro de 2021.

2.5.1 É de responsabilidade dos inscritos a autorização de recebimento dos e-mails provenientes da ABERST através do endereço 5premio@aberst.com.br bem como a verificação da caixa de spam de seus correios eletrônicos.

A ABERST não se responsabiliza por eventual desclassificação por não resposta a um e-mail informativo ou de esclarecimento.

2.5.2 A compreensão do presente edital é parte do processo de inscrição e não serão respondidas dúvidas.

 

III – CATEGORIAS V PRÊMIO ABERST DE LITERATURA 2022

1 – NARRATIVA CURTA DE TERROR – obras de até 40.000 mil palavras – Prêmio ABERST Lygia Fagundes Telles.

2 – NARRATIVA CURTA FICÇÃO DE CRIME – obras de ficção de crime até 40.000 mil palavras – Prêmio ABERST Lúcia Machado de Almeida.

3 – NARRATIVA CURTA SUSPENSE (THRILLER) – apenas obras de narrativa de  suspense até 40.000 mil palavras – Prêmio ABERST Stella Carr.

4 – NARRATIVA LONGA DE TERROR – obras acima de 40.000 mil palavras – Prêmio ABERST Rubens Lucchetti.

5 – NARRATIVA LONGA FICCÇÃO DE CRIME– obras de ficção de crime acima de 40.000 mil palavras – Prêmio ABERST Rubem Fonseca.

6 — NARRATIVA LONGA SUSPENSE (THRILLER)  – apenas obras de narrativa longa acima de 40.000 mil palavras – Prêmio ABERST Cláudia Lemes.

7 — NARRATIVA INFANTO-JUVENIL / JOVEM ADULTO – obras destinadas ao público infantil e adolescente – Prêmio ABERST Marcos Rey (Se houver mais que 15 inscrições, sem limite de caracteres).

8 – QUADRINHOS DE CRIME OU TERROR – Prêmio ABERST Catacumba (Se houver mais de 15 inscrições).

9 – PROJETO GRÁFICO – compreende a capa, ilustração, diagramação e impressão do livro, sendo direcionado apenas a livros impressos e não serão aceitos quadrinhos nesta categoria – Prêmio ABERST Sebastião Salgado.

 

IV – DAS INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas através do preenchimento completo da FICHA DE INSCRIÇÃO que se encontra no final deste edital.

4.1. Para a inscrição na categoria Projeto Gráfico, deverá(ão) ser indicado(s) na Ficha de Inscrição o(s) profissional(ais)/empresa(s) responsável(eis).

4.2 Efetuar o pagamento da taxa de inscrição por meio das formas disponibilizadas abaixo neste edital (não associados). Enviar para o e-mail 5premio@aberst.com.br o comprovante.

4.2.1 Serão praticados os seguintes valores de taxas de inscrição:

ISENTO para escritores associados ABERST, limitados a uma única inscrição por categoria.  Somente editoras poderão inscrever outra obra do mesmo autor na mesma categoria, também limitadas a uma única inscrição. Não há possibilidade de inscrição de mais de uma obra em cada categoria por associado ABERST, nem mediante pagamento de taxa.

ISENTO para editoras parceiras da ABERST, limitados a 3 inscrições por categoria. No caso de mais de cinco obras inscritas na mesma categoria, será cobrada taxa de inscrição normal de não associado para cada obra adicional.

R$40,00 – Para autores nacionais não filiados à ABERST por até duas obras inscritas em duas categorias diferentes.

Não associados PF clique aqui para efetuar o pagamento.

R$150,00 – Para editoras nacionais não parceiras da ABERST, limitadas a 5 inscrições em categorias diversas.

Não associados PJ (editoras) clique aqui para efetuar o pagamento.

4.2.2 – As inscrições encerram-se, impreterivelmente, às 23h59min de 31/03/2022.

4.3 – DO ENVIO DAS OBRAS

As obras inscritas no IV Prêmio ABERST de Literatura nas diversas categorias de narrativa longa (ficção de crime, terror e suspense) deverão ser enviadas até 05/04/2022.

4.3.1 As obras concorrentes nas categorias de NARRATIVA LONGA (ficção de crime, terror e suspense), caso a obra seja classificada como finalista do Prêmio ABERST, o autor terá o prazo de 7 dias úteis para envio de 02 (dois  exemplares).

4.3.2 As obras concorrentes deverão ter o arquivo da obra em PDF enviado para o e-mail 5premio@aberst.com.br, contendo, impreterivelmente, no campo ASSUNTO a informação: Tipo de inscrição (narrativa curta, longa, etc) e a categoria.

O e-mail deverá ter em anexo o arquivo e outro arquivo com os documentos que comprovem a coletânea ou antologia física (caso pertençam a uma) onde foi publicada com ISBN ou ASIN.

4.3.2.1 As arquivos de obras em PDF deverão conter apenas o título da obra e NENHUMA IDENTIFICAÇÃO DE SEU AUTOR.

4.3.2.2 Não serão aceitas antologias ou contos enviados de forma física (impressos), nem arquivos contendo uma antologia inteira para a inscrição de uma ou mais obras. Cada obra deverá ser enviada em arquivo individual, contendo somente o conteúdo a ser analisado.

4.3.2.3 Não serão aceitos diversos contos de uma editora em um única arquivo PDF. Poderão ser encaminhados diversos arquivos de diversas obras em um único e-mail.

A não observação desse item implicará na não avaliação da obra enviada.

4.3.3 A categoria PROJETO GRÁFICO deverá ter um (01) exemplar físico enviado até 05/04/2022 para o endereço constante no item 4.3.4

4.3.3.1 A categoria QUADRINHOS deverá ter um (01) exemplar físico enviado para o endereço constante no item 4.3.4, após a confirmação por e-mail que houve o número mínimo de inscrições, até 05/04/2022.

4.3.4 As obras físicas de um mesmo autor deverão ser enviadas todas juntas, em única postagem, após a divulgação dos finalistas das categorias de narrativa longa, caso haja mais de uma inscrição, para o endereço:

5º Prêmio ABERST de Literatura

Caixa Postal 25906

CEP 05513–970   São Paulo – SP

Não será aceito diversos envelopes de um mesmo autor contendo cada um uma obra.

 

V – DA COMPOSIÇÃO DO JÚRI E DO SISTEMA DE VOTAÇÃO

As obras inscritas em cada categoria serão analisadas em duas fases.

5.1 FASE 1: Os membros do Conselho ABERST farão a leitura de todos os títulos inscritos para o V Prêmio ABERST de Literatura e selecionarão os semifinalistas, sem número determinado.

Critérios de avaliação: Edição de texto, título e ortografia.

O anúncio será em 07/08/2022 às 18 horas, em live no canal Youtube da ABERST.

A ABERST se limita ao direito de não anunciar semifinalistas.

5.2 FASE 2: Os Membros do Conselho ABERST indicarão no mínimo até 3 finalistas em cada categoria, através de sistema de somatória de notas de 3 avaliadores, auxiliados por alguns associados isentos e não participantes em nenhuma das categorias. As três maiores notas serão indicadas, se iguais ou superiores à média de 8.4. Poderá ou não haver a indicação de menções honrosas nessa fase.

Critérios de avaliação: Originalidade, Edição do texto, título, enredo.

Os finalistas serão anunciados em 02/09/2022 às 18 horas, em live no canal Youtube da ABERST.

5.3 FASE 2: Os finalistas de cada categoria terão seus trabalhos enviados a dois profissionais indicados para serem jurados e que não poderão ter vínculo com editora/autor, obra ou iniciativa inscrita em qualquer categoria, nem qualquer parentesco com pessoas inscritas no Prêmio.

5.3.1 Os jurados não conhecerão as identidades uns dos outros, que só serão divulgadas publicamente pela ABERST após verificação e validação das notas atribuídas aos trabalhos.

5.3.2 Em caso de empate, será somada a nota atribuída à obra na FASE 1 e o prêmio será atribuído a nota final de maior valor.

5.4 As categorias GRAND ABERST e REVELAÇÃO não aceitam inscrições, cabendo exclusivamente à ABERST a indicação ou não dos vencedores de seus vencedores.

 

VI – DA PREMIAÇÃO

O autor da obra vencedora em primeiro lugar de qualquer das nove categorias do item 3 receberá uma Caveira ABERST. Além do troféu, o autor receberá um prêmio no valor bruto de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais). O vencedor poderá optar por desconto em eventos ABERST, isenção de anuidade ou receber o prêmio em dinheiro, por depósito em conta bancária indicada até 5 dias após a premiação, através de e-mail a ser enviado pela Presidência da ABERST.

6.1 No caso de obras em coautoria, o prêmio em dinheiro será dividido.

6.2 Não há premiação em dinheiro para as categorias Revelação e Grand ABERST, somente a entrega da Caveira ABERST.

6.3 A divulgação dos ganhadores será feita no dia 26 de novembro de 2022, em cerimônia a ser realizada em data e horário a serem divulgados.

Caso haja impedimentos de ordem imprevista, devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia poderá ser transmitida on line no Youtube do canal ABERST.

 

VII – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Os Membros efetivos da diretoria da ABERST não podem ter obras de sua autoria concorrendo ao Prêmio ABERST de Literatura.

7.1 As editoras poderão indicar obras dos membros da diretoria do Prêmio ABERST de Literatura somente na categoria 7 – Projeto Gráfico.

7.2 As decisões dos jurados são definitivas e irrecorríveis, não havendo reavaliação ou revisão dos resultados.

7.3 Casos omissos serão deliberados pelo Conselho Curador, cuja decisão é soberana.

7.4 Não serão respondidas mensagens por WhatsApp, Messenger, Instagram ou qualquer outro meio de comunicação que não seja o e-mail 5premio@aberst.com.br, sob pena de desclassificação da obra, autor ou editora inscrita.

Diretoria ABERST

 

LISTA DAS OBRAS INSCRITAS NO 5º PRÊMIO ABERST

48 cravadas bem temperadas
A Beira da Estrada
A Colheita
A Dança do Fogo
A Escuridão
A Estrela do Cerrado
A Fantasia da Estátua de Otacílio Queiroz
A filha do Diabo
A Flor da Pele
A Maldição da Mangueira
A Obra Prima
A ópera dos doces horrores
A Padroeira dos Esquecidos
A Padroeira dos Pervertidos
A parte de Dentro
A Passagem
A Pescaria
A Procissão da Noiva
A Procissão da Noiva
A Sete palmos do Inferno
A Sombra Sonora da Raposa
A Tentação que nos prende ao Chão
A Vida Eterna
Adeus Fogaça
Agenda Negra
Agnes e o segredo das Bruxas
Águas Turvas 
Algoritmo de Vendas
Amor é Entrega
Antiface
Ar Frio
As Brumas da Serra do Mar
Assassinato do Leitor
Assassinato no Sarau
Assassino Inverso
Assassino Inverso
Astrum Argentun
Babalon – As Mulheres Escarlates
Bela Adormecida
Belezas Veladas
Bom dia, você vai morrer
Bom dia, Você vai Morrer
Brancos como a Neve
Caçada
Caixa de Areia
Cálculo Mortal
Castelo de Areia
Castelo Morto
Cemitério das Almas Vivas
Cerimonial
Choram os Palhaços de Luto
Ciclo
Cinzas
Claroscuro
Coda
Como ser menor
Comparsas
Copo Virgem
Cordeiro de Deus
Corpos Dormentes
Corpos Hackeados
Crianças nas sombras
Cronicas de uma Metrópole Selvagem
Cronicas de uma Metrópole Selvagem
Culpa
Curta Suspense
De presente, um cadáver
Degradação
Demônios de Tapajós
Depoimento 1412
Desprendimento
Dias Brancos
Dias Febris
Diva Galáctica
Doutor Krun – Turyus, o 2º brutal
Dupin e o Jogador de Xadrez
E.A.D.
Eliza
Enterrada sob o tempo e Águas Vivas
Entre nós
Espectros na Neve
Espetaculare Menegheti
Estilhaçados
Eu não nasci para isso
Eu queria que esse dia nunca acabasse
Eu, Cassiana
Evidência 7 Segredo codificado
Febre Vermelha 2
Fobos
Found Footage 2
Fumaça
Homecare
Hóspedes
Incenso Sangue e Sonhos
Jazz e além
Je suis le Diable
Kriança Índia
Lembrança de Carnaval
Lenda das Pedras
Liberdade ou Pássaro na Gaiola
Like a Roling Stone
Lua Rubra
Madrágora
Maldita seja Eva
Maléfica
Mandinga
Matunaimi
Mel de Abóbora
Memento Veritas
Metal de Sacrifício
Meu odiável Diário
Moirai
Morgenstern
Mr. Reynolds
Mudança de Rumo
Mulheres Direitas não são assassinadas
Mutante
Nas Sombras Eternas
Natal daqui 50 anos
Necromuseu
Noite na taverna de Álvares de Azevedo
Noite sem Fim
Noiva entre Túmulos
Nós
O amigo Vivo
O Assassino Saca-Rolhas
O Bando
O Cara do 603
O Cubo de Ogeid
O Dedo da Santa
O Desprendimento
O Dia das Trevas
O Emissário
O Esqueleto – Chronica fantástica de Olinda
O Grito enterrado em minha Casa
O Hóspede
O Insólito Caso de Jadna Charlene Vanderleia
O Labirinto das Paredes Surdas
O Labirinto das Paredes Surdas
O livro
O Lobo Interior
O Mal que os habita – Ed. Dante
O Motorista
O Natal da Bruxa e da Minina má
O Novo Horror
O Ocaso do Amor
O Porão
O Povoado do Fim do Mundo
O Professor
O Receptáculo
O Receptáculo
O Show deve Continuar
O Silêncio e o Veneno
O título é um grito
O último Continente
O Vale da Sombra da Morte
O Vale de Asket
O Vampiro de Suassuna
O Veneno de Sócrates
Observatório de Pássaros
Onde todos podiam ver
Onírika-buum (o calango, o reggae e a serra elétrica)
OPArt
Os Novos Residentes
Os Outros
Os palhaços choram de luto?
Os Sinos de Santo Antão
Paixão de Prata
Paper Plane
Paraíso Eclipsado
Pedaços de minha Alma
Post-it
Prantos, Prata e Gritos
Prata e Pele
Preliminares
Prisão de Sal
Proteuses
Quando os monstros choram
Quando os Mortos Falam
Quebra Cabeça
Rebanhos e Pastores
Receptáculo
Recomenda-se andar acompanhada
Redenção
Remanso do Horror
Revista Diário Macabro 8
Rostos Prateados
Roubo na Praça das Moedas
Rouxinol Quebrado
Roxo
Santo 1
Sawe!
Se eu morresse amanhã
Silentiun
SnowGlobe
Sob a Vigília da Carranca
Sobre a Parábola de uma Torre
Spiritus
Sua Terra é minha
Sufoco
Tear de Realidades
Teocrasília 1
Teorcrasília 2
Teste sua Morte
The Few and corsed: Os corvos de Mala Olana
Tinitus
Tumular: A sete Palmos do Inferno
Um ano de quatro
Um Homem no Escuro
Um Monstro como Eu
Um novo Sabor
Um plano para matar o presidente
Um plano para matar o presidente
Um sussurro nas trevas
Volumes dissonantes
Vórtice